Thursday, November 17, 2005

Bibliotecas: Ponto de encontro NTI



No âmbito das actividades de formação promovidas pelos SDP-BC, realizou-se nos dias 2, 16 e 30 de Novembro, com a duração de 9 horas, a acção de formação “Latex (Software Livre), sob orientação do docente Eng.º Paulo Ferreira (Departamento de Informática do ISEP).
Esta formação decorre na área das Oficinas NTI dos SDP-BC (3.º piso), às 4ª. feiras das 14.00 às 18.00 horas.

O LATEX, deriva do “tex” (complexo de utilizar, vocacionado para expressões matemáticas e afins), inícios dos anos 70, trata-se de uma aplicação de software, que tem como principal objectivo melhorar o aspecto gráfico de determinada impressão bem como facilitar a sua legibilidade.
A ideia básica do LATEX, é que o utilizador pense, defina a estrutura do seu documento, deixando o resto para o programa, tendo sempre em consideração que um bom aspecto e uma boa legibilidade dependem de vários aspectos, tais como, o tipo de letra, o espaçamento entre linhas, eventuais efeitos, entre outros.
É indicado para a elaboração de textos técnicos, literatura cinzenta, livros matemáticos ou de física, integragação com outros formatos (PDF, papel, Html), gestão do texto original e ainda edições críticas, de fonética e até mesmo pautas de música.
A aplicação deste programa, traz-nos vantagens como: Qualidade do resultado final; portabilidade, de Ms-Dos a Unix, bem como Windows e Mac; legibilidade do ficheiro original (notepad); separação entre o texto e o aspecto gráfico final; facilidade de conversão do documento para outros formatos; possibilidade de utilizar expressões matemáticas, símbolos, grego, hebreu, entre outros; bibliografia e índice (remissivo ou não) semi-automáticos.
Apesar das vantagens que concede, a aplicação deste programa, não funciona como o normal “WYSIWYG” (What you see is what you get), sendo também importante salientar que o utilizador tem de conhecer a linguagem de programação, não tem ao seu dispor menus para teste e é necessário que estruture previamente o documento.
Em suma, o LATEX, apesar de determinados aspectos, resume-se a uma ferramenta de trabalho, uma inovação nas Novas Tecnologias da Informação, que contribui para o sucesso do utilizador, a nível académico e até mesmo profissional.
Toda a informação de apoio disponibilizada no decorrer da formação em http://www.dei.isep.ipp.pt/~paf/latex/